quarta-feira, 16 de abril de 2008

Eu já sabia!

Muito já foi discutido sobre o fato dos clubes grandes não jogarem fora de casa na edição deste ano, e quanto isso foi prejudicial para o fator “emoção” da competição. Porém, enxergo um outro problema que se repete há alguns anos, mas é pouco questionado: a fórmula do campeonato.


Diz o regulamento que se um mesmo time vence os dois turnos, é declarado campeão sem a necessidade dos dois jogos finais. Se não há jogo, não há venda de ingressos, nem transmissão pela TV. Agora, eu pergunto: qual o clube carioca que, nos dias de hoje, está em condições de dispensar uma renda proveniente de pelo menos 150 mil espectadores (imaginando que cada jogo leve 75 mil torcedores ao Maracanã), mais as cotas de televisão?


Veja bem, não estou falando em complô, teoria da conspiração, ou fraude. Falo de algo simples, objetivo e concreto. Os clubes são instituições que dependem de dinheiro para se manter. Sendo assim, não é interessante para nenhum clube, do ponto de vista financeiro, vencer os dois turnos, consagrando-se automaticamente campeão. Coincidência ou não, o último clube que ganhou os dois turnos foi o Vasco, há 10 anos atrás (desconsiderando-se o “Caixão 2002” que está sub judice e tinha um regulamento diferente).


Bom, depois da vitória do Botafogo, percebemos que a coincidência permanece. Quanto à Taça Rio, espero que o Flu seja campeão, embora eu não possa fazer nenhuma previsão. Mas em relação à eliminação do Flamengo, posso levantar a placa com os famosos dizeres “Eu já sabia”.

Nenhum comentário: